O apartamento que apresento essa semana é um daqueles lugares que dá vontade de chegar e ficar! A dona desse 75m, localizado no bairro Vila Madalena em São Paulo, tem uma energia super positiva e é possível ver um pouquinho dela e cada um dos detalhes que ali existem, mas para chegar à essa uniformidade de conceitos, ela também contou com a colaboração do arquiteto Marko de Rossi, do Studio MK – Arquitetura e Design. Perguntei ao Marko sobre as características desse projeto e ele me contou tudo tudo, confira!

Apostas Minimalistas e Design Escandinavo

Logo na primeira reunião, arquiteto e cliente, perceberam estar falando a mesma língua! O desejo dela era um apartamento minimalista, com sofisticação mas ao mesmo tempo jovem, unindo design contemporâneo, conforto e funcionalidade, exatamente tudo o que ele gosta de ressaltar em seus projetos.

Cada centímetro do imóvel foi aproveitado e essa linguagem contemporânea foi encontrada no uso de elemento do design escandinavo, que preza linhas retas, cores neutras e minimalistas, qualidades essas em absoluta evidência nos dias de hoje. Para enriquecer o espaço, peças do design brasileiro como a poltrona costela e as banquetas Zanine, o uso de madeira, paredes em concreto cement, e um tapete high end turquesa da Botteh Tapetes, completaram o cenário.

Integração dos Ambientes

De início a proposta foi a integração da cozinha, da área social e da varanda fechada por uma cortina de vidro, mas, no decorrer da obra, decidiram também, eliminar a parede de um dos quartos para ampliação da sala, criando espaços bem dinâmicos para a circulação e convívio dos amigos. Aliás, em caso de visitas que precisem pernoitar, a parede demolida foi substituída por um painel de correr confeccionado pela Baraúna Marcenaria, dois ambientes em um!

O projeto de iluminação é outro xodó desse apartamento. Para o aproveitamento do pé direito o forro reto e flutuante foi a melhor escolha. Na cozinha, três spots em cobre Bertolucci Cine, inspirados nos antigos holofotes, além da presença toda especial, criam uma linha divisória imaginária entre a cozinha planejada Florense e o ambiente da sala.

Na varanda, sobre a mesa de jantar, rouba a cena uma luminária Secto, em madeira de bétula, esculpida artesanalmente e assinada pelo arquiteto finlandês Seppo Koho.

Ficha Técnica:

Arquiteto: Marko de Rossi do Studio MK – Arquitetura e Design

Instagram: @markoderossi e @studiomk