Aconchegante, funcional e confortável essas eram as ideias principais para a reforma de um apartamento de 100m² no Brooklin. O projeto foi realizado pelas arquitetas Lívia e Mariana, sócias do escritório Marquise Arquitetura, para um cliente cujo principal desejo era ter um espaço prático para morar e também para receber a família e os amigos.

Todos os ambientes demonstram o respeito e a atenção das profissionais à identidade e anseios do morador, priorizando o uso dos objetos afetivos que ele já possuía para contar a sua história e criando um local com aparência de “casa de verdade” – a decoração ficou moderna, muito estilosa e ao mesmo tempo acolhedoraConfira os detalhes de cada ambiente do apartamento nas imagens abaixo:

 

Cozinha provençal

Um dos principais desafios era reacomodar a cozinha: a planta original não previa um espaço interessante o que exigiu das profissionais toda concentração nessa área e esse ambiente, por consequência, se tornou o ponto de destaque do projeto. A cozinha estava inserida numa espécie de “caixa de concreto” que separava toda a área de serviço do apartamento (além da cozinha, estavam separados do resto do apartamento a lavanderia e o lavabo). Com um projeto preciso, Lívia e Mariana conseguiram distribuir o espaço e abrigar todos os equipamentos do cliente, um amante da gastronomia. 

A estética provençal trouxe mais contemporaneidade através do uso de objetos delicados e se contrapôs aos demais elementos da cozinha que possuem uma aparência rústica e industrial, como a madeira das prateleiras e o revestimento de tijolinho.

Os gabinetes, que originalmente eram cinza, foram pintados de verde e acabaram por criar um ponto de cor e proporcionar conforto visual.

 

Área social atemporal e moderna

O apartamento possui uma área social ampla e espaçosa. Repleta de tons neutros, com mesas e assentos em madeira e plantas que colorem os ambientes, a sala possui uma decoração atemporal – um dos pedidos do morador – com a mistura de elementos de vanguarda, como os boiseries nas paredes, e outros muito atuais, como a textura de concreto na parede.

A sala de jantar, também integrada, segue a mesma linha ao combinar estilos diversos: um buffet vermelho todo rústico (que já pertencia ao cliente) a uma mesa com tampo em madeira e pés de serralheria escura com cadeiras brancas e pretas. Em frente está uma bancada com um mini bar servindo de conexão entre a sala e a cozinha.

As varandas, separadas da sala por meio de cortinas, são perfeitas para acomodar as visitas – ambas possuem vista privilegiada de São Paulo e foram pensadas para receber o maior número de pessoas.

Com amplas janelas, as duas varandas favorecem a luminosidade da sala.

Na parede de concreto, a luz indireta no forro colabora com a sensação de modernidade e acolhimento.

 

Suíte Master e Quarto de Hóspedes

Na fase de planejamento o cliente informou que gostaria de um quarto com uma cabeceira em formato diferenciado e um closet sem portas, que pudesse acolher e organizar todas as suas peças de roupas. Pensando nessas demandas Lívia e Mariana criaram um ambiente minimalista, seguindo os tons de branco, cinza e preto e tendo como toque de cor os criados de madeira.

Desenhos da cama e da cabeceira feitos pelas arquitetas.

Tanto a cabeceira da cama quanto o armário e a sapateira são abertos, com nichos regulares e tons próximos que promovem uma sensação de uniformidade.

O formato da cabeceira permite que os quadros e demais itens decorativos sejam mudados de lugar sempre que se desejar.

Em uma das portas do armário há um espelho vertical sugerindo amplitude ao ambiente e atribuindo mais estilo à peça.

 

O apartamento também possui um quarto de hóspedes – o cômodo se difere do quarto principal pela paleta de cores em azul marinho usada na escrivaninha e no gabinete do banheiro, mas, seguindo o mesmo estilo de decoração do restante do projeto, possui peças tradicionais e toque moderno.

 

 

Banheiros neutros

Para criar uma sensação de homogeneidade o apartamento inteiro foi revestido com o mesmo piso, mas nos banheiros, em particular, o acabamento foi também utilizado nas paredes e na bancada. Os ambientes contém uma decoração delicada e repleta de tons claros e as plantas trazem vida e cor ao espaço.

 

Hoje apresentamos esse projeto da Marquise Arquitetura.

Semanalmente são publicadas novas histórias sobre projetos incríveis como esse! E se você gostou ou tem alguma dúvida, deixe seu depoimento nos comentários. Aproveite e acompanhe a minha rotina no perfil @giselerampazzo.

Vejo você no próximo post!