Confira o projeto de interiores que uniu duas amigas e as levou à criação de um escritório de arquitetura

A casa própria é um dos passos mais importantes para um casal, o local deve unir as particularidades e personalidades de cada um e, por isso, a escolha do arquiteto deve ser muito bem pensada. A Carol e o Lucas, um jovem casal de 25 anos, compraram um apartamento compacto de 50m² para o início da vida juntos e decidiram convidar duas amigas arquitetas, a Bruna Giannini e a Júlia Cabrera, para desenvolver o projeto do novo apartamento.

O casal não possuía muitos referenciais para o desenvolvimento da obra, sendo seu único pedido o uso de tijolinhos e cimento queimado, confiando nos anos de amizade para o planejamento do espaço. As arquitetas já eram próximas desde o período da faculdade, mas não haviam trabalhado em conjunto o que gerou dúvidas sobre o desdobramento da obra, se os interesses, referências e formas de trabalhar eram os mesmos.

Utilizando a recomendação do casal, elas desenvolveram um espaço amplo, harmônico e com uma sábia distribuição das cores. A união na execução desse projeto foi tão bem sucedida que as duas criaram o escritório Macaxá Arquitetura – endereço de localização do apartamento e que homenageia o primeiro projeto do escritório.

 

Mais amplitude para o ambiente

O casal queria um espaço otimizado para receber amigos e, para atender à proposta e proporcionar uma sensação de amplitude ao ambiente, as arquitetas utilizaram uma planta alongada através da integração dos espaços.

Uma das principais ideias do projeto era unir a sala e a varanda, para isso foi retirada uma porta de correr que dividia esses dois espaços e também foi criada uma prateleira superior que serve de disfarce para o vão criado por essa modificação e contribui para a sensação de amplitude da sala. A peça percorre todo o apartamento, desde sua entrada até a virada da varanda.  

A integração dos ambientes se inicia desde a cozinha com uma bancada para as refeições cotidianas e que, por vezes, excerce a função de rack e estante para a sala de estar. Na varanda integrada foi colocada a sala de jantar, um banco e um aparador colorido.

Composições práticas e estilosas

A funcionalidade do ambiente é parte fundamental para manter a organização do apartamento e facilitar o cotidiano do casal, as amigas optaram pela marcenaria personalizada para resolver de modo criativo a utilização do espaço. Na sala, a estante com nichos irregulares além de contribuir para a ordem também dá um toque moderno, balanceando tons frios e quentes.

A prateleira suspensa é outra forma inteligente de uso da marcenaria, sendo tanto um elemento decorativo quanto um espaço para colocar livros e plantas.

Uso de cores complementares

Pensando na harmonia entre os ambientes as arquitetas fizeram o uso de cores em ponto específicos do apartamento. Há o azul da mesa de jantar contrastando com o aparador amarelo claro da varanda, ao mesmo tempo em que se encaixa com o porcelanato da cozinha, a porta do banheiro e os objetos de decoração, todos em tons de azul e discretos.

A estratégia também foi utilizada com os tijolinhos e o tom de cimento queimado solicitados pelos clientes. Na sala de estar foram colocados tijolos brancos – uma das cores predominantes – colaborando para a sensação de amplitude do espaço. Já os tons de cimento estão presente na parede da varanda, no piso e peças decorativas espalhadas pelo apartamento.

O verde também é uma presença constante em todos os locais, as arquitetas apostaram no uso de diversas plantas para deixar o local mais confortável, harmônico e com vida.

 

O que achou do apartamento? Conte nos comentários se utilizaria alguma das estratégias das arquitetas! Semanalmente serão publicadas histórias semelhantes sobre arquitetura e design de interiores no blog. Siga o perfil da Macaxá Arquietura para conhecer mais sobre o trabalho delas.

Foram fornecedores:
Piso: Eliane Revestimentos
Revestimento da cozinha: Portobello Shop
Luminárias: Yamamura
Quadro da varanda (Parede cimento queimado): Cauda Gravuras
Tijolinho branco: Pedra Paulista
Marcenaria: Made Marchi
Poltrona e cadeiras da varanda: Westwing
Mesa de jantar: Desenho Macaxá Arquitetura