Registrar momentos em família é algo que deve ser feito de tempos em tempos, afinal as crianças crescem, as aparências mudam, a casa fica diferente, alguns integrantes chegam e outros acabam partindo.

Retratos de família são clássicos desde a invenção da fotografia e que permanecem fortes até hoje. Isto porque eles representam o recorte de uma época que pode ser revivida novamente cada vez que a fotografia é vista.

No entanto, com a quantidade de profissionais disponíveis no mercado atualmente, fica realmente difícil encontrar aquele fotógrafo que vai suprir as suas expectativas e prestar um bom serviço, não é mesmo? Se você está iniciando esta busca, continue lendo o post com as principais qualidades que um bom fotógrafo deve ter. Acompanhe:

As principais características de um bom fotógrafo

1. Deve ser um profissional versátil

Trabalhar em diversos ambientes, climas e situações é uma das principais características de um bom fotógrafo. Isso porque aproveitar a luz natural do sol facilita muito este trabalho, mas capturar imagens em ambientes pouco iluminados é algo que poucos são capazes de fazer com perfeição. Bom, isto é só um exemplo de como a versatilidade é importante.

Geralmente, os fotógrafos profissionais possuem um estilo específico, mas dentro deste é preciso que ele saiba trabalhar em qualquer situação. Preste atenção ao portfólio!

2. Ele deve saber dirigir o ensaio

Pode acreditar: até mesmo os retratos mais espontâneos podem ter sido dirigidos de alguma forma. O bom fotógrafo tem a capacidade de conduzir seus personagens de acordo com o resultado que eles buscam. Podem ser as poses para fotos no casamento ou em um passeio na praia, a localização de cada membro no retrato de família, ou a descontração de um momento em grupo. Tudo isso deve partir do olhar do profissional na hora de dirigir o ensaio.

3. Ter um bom relacionamento

Pra que o ensaio flua da maneira mais natural possível, é preciso haver um bom relacionamento entre fotógrafo e clientes e, especialmente, confiança. Somente assim a família se sentirá a vontade para posar para as fotografias e para acatar as sugestões que o fotógrafo fizer.

4. Sensibilidade

Esta é certamente uma das maiores qualidades de um bom fotógrafo e, possivelmente, o que diferencia um profissional do outro. A sensibilidade no olhar do fotógrafo é a capacidade de captar momentos únicos, olhares, sorrisos. São aquelas situações até então sem importância, mas que, quando clicadas por determinados fotógrafos, tornam-se verdadeiras obras de arte.

“A câmera não faz diferença nenhuma. Todas elas gravam o que você está vendo. Mas você precisa ver.” – Ernst Haas

Como encontrar este profissional?

Bom, agora que você já conhece as características do profissional que procura, inicie sua busca pelos portfólios de fotógrafos especializados em família (e a internet está aí para te ajudar com isso).

Depois de encontrar aqueles que mais lhe agradam, busque por referências a respeito destes profissionais, se possível, com clientes fotografados por eles. Assim, você saberá como foi o atendimento prestado e também sobre a relação com as pessoas fotografadas.

Por fim, lembre-se que ótimos profissionais cobram não só pelo serviço, mas pelo valor agregado a ele.

Encontrar um bom fotógrafo para registrar sua família pode ser uma tarefa difícil, mas é um esforço que vale a pena e que será guardado por várias gerações!

 

Você ainda tem alguma dúvida sobre como encontrar um bom fotógrafo para registrar momentos em família? Escreva pelos comentários abaixo.