Mesmo em casas alugadas, é possível transformar os ambientes para que as necessidades da família sejam atendidas. Foi com esse intuito que o casal com filho pequeno contratou os serviços da arquiteta Renata Costa, do Apto41, para personalizar o interior do imóvel de 280m² e dois andares, localizado no Alto de Pinheiros, em São Paulo. Neste projeto, a profissional contou com a colaboração do arquiteto Leandro Muraguchi.

Por ser alugada, a casa não podia ter intervenções estruturais, assim, a parte de interiores foi reformulada em seus acabamentos, pinturas e especificação de mobiliários soltos (itens que os clientes possam levar consigo por ocasião de uma nova mudança de endereço).

Um dos destaques é a brinquedoteca. Ela foi pensada estrategicamente para ficar perto da cozinha e da sala de jantar, assim, a criança pode ser facilmente observada.

Nela, os profissionais criaram uma delimitação espacial, sugerindo um cubo, a partir da pintura no tom amarelo – percebam que até mesmo a estante e as prateleiras de livros foram coloridas, a fim de que tivéssemos uma unidade visual completa. A cor escolhida cria essa atmosfera alegre para que o pequeno possa aproveitar os momentos de brincadeira.

Na sala de estar a protagonista é a grande estante, um dos desejos dos moradores. O auxílio dos arquitetos foi fundamental para a escolha dos objetos de decoração e dos móveis soltos que completam o ambiente. Na parede lateral, próximo à porta de entrada, foi fixado um painel com um rack suspenso que serve tanto à decoração quanto para a organização de bolsas, casacos e outros itens.

Ainda no andar térreo temos a transformação do lavabo: antes um ambiente todo branco e sem graça, e agora, após a pintura neste vermelho terroso, se tornou um ambiente bastante elegante. Aqui, a cor escolhida, mais uma vez cria a atmosfera do espaço. O lavabo foi decorado com uma arandela bolinha, com um quadro de moldura preta (acervo dos clientes) e um espelho orgânico, especificado para o local.

No andar superior a suíte master recebeu cabeceira modular em quase toda a extensão da parede – percebam que o ambiente tem um espaço bastante generoso, um diferencial neste projeto. Aqui, pensar no aconchego foi primordial, e itens como tapete e roupa de cama com cores suaves foram a aposta para imprimir essa atmosfera.

O desejo dos moradores era ter um cantinho para leitura, dessa maneira, o quarto recebeu uma confortável poltrona e uma luminária de piso. Ao lado, há um móvel solto de marcenaria, que funciona como cômoda e móvel de apoio, e que também pode ser reaproveitado em uma outra morada.

O que achou desse projeto? Deixe seu comentário!

Veja outras imagens dele no meu Instagram @giselerampazzo. Lá compartilho esse e outros ensaios.

E por aqui, semanalmente são publicadas novas histórias sobre projetos incríveis! Se você gostou ou tem alguma dúvida, deixe seu depoimento nos comentários.

Veja também: Antes e Depois: a transformação do banheiro