Ao projetar um ambiente os arquitetos têm o desafio de unir praticidade e estilo à história de seus moradores. Com esse propósito as arquitetas Adriana Ramalho e Marília Aguiar Junqueira desenvolveram um apartamento totalmente integrado, moderno e acolhedor.

O projeto foi criado pensando nas particularidades dos clientes: um jovem casal que estava se mudando de uma casa para um apartamento de 41m². A integração dos cômodos foi selecionada como alternativa inteligente à utilização do espaço disponível e toda a decoração escolhida contribuiu para promover essa sensação de amplitude.

As arquitetas optaram pelo uso de uma base neutra, em tons de cinza, tanto para o porcelanato do piso quanto para a pintura das paredes, deixando o uso de cores para os itens decorativos. Algumas peças da casa anterior do casal foram reaproveitadas aqui e contribuíram para deixar o ambiente com a cara deles além de resgatarem a história pessoal por meio de detalhes como o microondas do período em que moravam em Nova Iorque, os quadros, as cadeiras estilo diretor, o violão e outros pertences que proporcionaram um diferencial ao apartamento.

Cozinha bem pensada

Pensando na interação de quem utiliza a cozinha com o restante do apartamento, o espaço em “U” foi integrado por meio de uma ilha com banquetas e o cooktop voltados para o lado da sala. O MDF amadeirado dos armários trouxe sofisticação e aqueceu o ambiente, o uso das cores foi distribuído entre os utensílios, livros, banquetas e demais objetos decorativos.

Sala e dormitório integrados

Um modo de melhorar a circulação pelo apartamento foi a integração da sala e do dormitório. Um sofá colocado próximo da cama, bem como, o uso de mesinhas laterais ao invés de uma mesa de centro, permitiu o livre acesso à varanda e contribuiu para deixar o ambiente mais leve e funcional.

Um quarto desafiador

Para o quarto as profissionais privilegiaram a comodidade do casal e conseguiram projetar armários individuais para cada um deles. O uso de espelhos nas portas sugere amplitude ao ambiente e de quebra, a lateral de um dos armários serviu de suporte para um criado mudo (veja na foto abaixo, na lateral esquerda da imagem).

Um outro detalhe da obra e que precisou ser incorporado ao projeto é a existência de um pilar que alterava o alinhamento da parede. A solução foi a criação de uma cabeceira ripada, preenchendo o espaço ocupado pelo grande pilar e permitindo ainda o apoio de quadros e objetos decorativos. Sem dúvida foi uma ideia bastante criativa e que tornou o pilar quase invisível no ambiente.

Versatilidade e mais verde na varanda

O apartamento possui uma varanda ampla quando comparado à sua área interna total e, para que fosse melhor aproveitado, esse espaço também foi integrado a fim de promover maior amplitude e de se criar ambientes multifuncionais. Adriana e Marília desenharam um aparador para alocar e esconder a máquina lava e seca por meio de duas portas ripadas vazadas, o móvel se tornou um dos mais funcionais da casa por possuir um espaço para guardar os utensílios de mesa, materiais de limpeza, dentre outros produtos e, sobre seu tampo, aparar a bandeja bar, a máquina de café expresso além, claro, de mais objetos de decoração.

Ainda na varanda está localizada a condensadora do ar condicionado – um equipamento grande e que destoa do restante do espaço – a solução foi tornar o local funcional sugerindo aos clientes um cantinho de leitura. Ideia aprovada, sobre o maquinário foram colocadas samambaias, planta que possui folhas compridas e fartas e que, além de esconder a peça, preencheram o ambiente com verde.

O espaço se tornou mais aconchegante e acolhedor devido à poltrona confortável, luminária de leitura, o garden seat e o violão posicionados em frente ao ar condicionado. A disposição dos móveis e enfeites possibilitaram uma área multifuncional que pode ser utilizada tanto para assistir televisão, ler um livro ou tocar violão.

Banheiro com um toque de cor

A marcenaria colorida é o grande destaque desse ambiente. O gabinete inferior, em azul klein, trouxe muita personalidade ao local e o gabinete superior, com suas frentes de espelhos, modernidade. Esse conjunto de armários permite a organização dos produtos de uso pessoal e higiene de forma equilibrada, evitando o acúmulo de itens sobre a bancada. 

Trilhos na iluminação

Considerando o orçamento e o espaço disponível foram utilizados trilhos de iluminação, o material é uma ótima opção para aqueles que não pretendem utilizar forro de gesso, ao mesmo tempo em que garantem uma flexibilidade na movimentação dos spots.

 

E você, o que achou desse apartamento? Deixe sua opinião nos comentários! Semanalmente serão publicados projetos inspiradores como esse! E para conhecer o trabalho das profissionais, visite os perfis de cada uma delas Adriana Ramalho e Marília Junqueira.

Foram fornecedores:
Objetos: Ls Selection e Collector
Tapete: Collector
Almofadas e mantas: Codex
Mesa de apoio: Dpot
Cortinas: Sol e Art