Com estilo industrial, o projeto de interiores fez desse apartamento um studio compacto e extremamente funcional
O planejamento de um novo apartamento às vezes é uma tarefa desafiadora, mas com o profissional adequado e referenciais estéticos definidos o processo se torna muito mais fácil e assertivo. A arquiteta Natalia Salla passou por uma situação semelhante ao tornar um studio de 42m² em um espaço moderno. O apartamento foi projetado pensando em um espaço funcional para o cotidiano, com um estilo industrial (como um loft) quase totalmente integrado, e que ainda promovesse uma sensação de amplitude.
A união dos espaços e o uso de tons claros e sóbrios são escolhas usuais ao se planejar a amplitude dos ambiente pequenos, e para criar um efeito semelhante Natalia recorreu à utilização de elementos com tonalidades e formatos parecidos e contínuos, que resultam em uma unidade visual. O recurso pode ser observado desde o piso amadeirado, que reduz os tons frios das paredes e a iluminação preta que não ofusca as composições e mantém a uniformidade do ambiente.
A colaboração do cliente foi parte fundamental durante o desenvolvimento do projeto, o dono desse apartamento é responsável pelo perfil Meu Pequeno Apartamento no Instagram, onde compartilha suas inspirações e tendências do meio. Essa proximidade com o tema possibilitou que o apartamento ficasse de acordo com seu senso estético e mantivesse também as peças afetivas do morador.
Sala e cozinha integradas
O equilíbrio dos tons é parte essencial da composição da sala e da cozinha desse projeto – esses ambientes são repleto de tons quentes utilizados em contraposição aos tons frios predominantes. Para manter o estilo industrial as paredes e o teto possuem o mesmo acabamento de cimento queimado, resultando em uma unidade visual e uma impressão de amplitude. Logo na entrada do apartamento foi criado um armário com espelhos nas portas para complementar essa ideia de vastidão.
A bancada e os armários da cozinha seguem contínuas até a varanda criando um eixo linear horizontal e, por consequência, um efeito visual de que o espaço é maior e mais integrado. Os armários de madeira de cumaru e os eletrodomésticos vermelhos dão um tom quente e harmônico, o revestimento cerâmico branco sobre a bancada cinza também contribui para o equilíbrio e estilo do local.
.
A mesa de jantar, o banco e a mesinha lateral vermelha segue a mesma linha de materiais e cores usados na cozinha, já as cadeiras cromadas e os pendentes pretos com lâmpada de filamento complementam esse ar industial do projeto. O toque de modernidade ficou por conta do espelho com moldura de alça de couro.
Na área da sala a decoração possui um mix de formas e texturas que diminuem os tons escuros e trazem mais cor e aparência descolada ao local. Há também uma conexão visual entre as cores do tapete de zebra e a manta de tricô sobre o sofá de couro e as almofadas com os quadros geométricos. Muitos elementos decorativos do Meu Pequeno Apartamento já pertenciam ao cliente e combinavam com a proposta desse projeto, um exemplo são as cadeiras de metal com assento e encosto de couro colocadas em frente ao sofá.
Banheiro multifuncional
O banheiro do Meu Pequeno Apartamento também segue o conceito industrial através das cores e de alguns materiais. A bancada e armário no mesmo tom cinza e a bacia preta contrastam com as paredes brancas e colaboram para o equilíbrio do local. O box de vidro espelhado gerou uma sensação visual de que o ambiente é maior e permite que se esconda a área de banho quando o ambiente for usado apenas como lavabo. Na decoração foram utilizadas plantas e objetos que já pertenciam ao cliente e que se adequaram perfeitamente ao local, trazendo vida e pessoalidade ao espaço.
Planejada pela arquiteta, a porta de correr do banheiro é uma peça singular – os trilhos pretos aparentes conferem modernidade e promovem mais personalidade ao ambiente.
Quarto relaxante
Separado dos demais ambientes do apartamento o quarto é um espaço que promove uma impressão de conforto e tranquilidade. As paredes foram pintadas de branco para manter a sensação de relaxamento e o cinza (presente no tom queimado do teto, no armário e no painel da cabeceira) em conjunto com o azul da roupa de cama criam um ambiente sereno. Os quadros são elementos que contribuem para o estilo e equilíbrio do espaço, as cores estão relacionadas aos demais elementos do quarto e a imagem quebra de modo sutil o padrão geométrico.
Em um dos armários foram colocados espelhos para promover uma ideia de amplitude espacial. No local também foi criada uma bancada suspensa de madeira em frente às janelas, a peça serve tanto como uma área de home office quanto como um espaço de leitura.
A união entre a arquiteta e o cliente foram certeiras: atendeu às expectativas estéticas do projeto e sobretudo, incorporou as peças afetivas do Meu Pequeno Apartamento. O resultado final foram ambientes estilosos e modernos e que, no conjunto, dão mais personalidade e sofisticação ao apartamento.
Conte nos comentários suas impressões sobre o ambiente, na próxima semana será publicada uma nova história! Para acompanhar outros projetos como esse confira o meu Instagram @giselerampazzo. Siga também os perfis da Natalia Salla e do Meu Pequeno Apartamento para mais inspirações!