O Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, merece destaque aqui no site. Já fotografei diversos quartos infantis, desde os desenvolvidos para bebês, até aqueles para crianças maiores e espaços compartilhados entre irmãos.

A criatividade dos profissionais é incrível! Adoro ver e compartilhar as soluções propostas por eles, por isso, se você está buscando inspiração, separei cinco projetos bem legais, confira a seguir.

 

Quarto temático

 

Esse projeto é pura inspiração! Desenvolvido pelo escritório Pater Arquitetura para o Julinho, filho da atriz Bruna Hamú.

O tema escolhido foi tubarão, uma das paixões do garoto. A arquiteta criou uma atmosfera marinha, com direito a um tapete sob medida na forma do animal, papel de parede degradê azul e marcenaria personalizada.

Todos os detalhes foram muito bem pensados para o local: a cama remete à cabine do navio com janela em escotilha, os puxadores dos armários também personalizados em forma de tubarão, a iluminação de teto em estilo corda naval, uma estante para livros e objetos decorativos em formato de barco.

E a diversão não se concentra somente aí: há também uma parede de escalada, logo na entrada do quarto, que leva a criança para o andar superior da cama, onde estão livros, mais brinquedos e almofadas. Este, certamente, é o local que o Julinho mais gosta na casa!

 

Ambiente dos irmãos

 

Que tal ambientes pensados para que irmãos se divirtam muito? Nesse projeto, a arquiteta Vivian Ventura, do escritório ArqVentura, criou quartinhos lúdicos, um para cada um, bem divertidos para que eles possam aproveitar cada momento, seja nas brincadeiras, ou mesmo nos estudos. A proposta para ambos os quartos foi a de ter duas camas (uma em cima e outra embaixo), para caso eles queiram dormir no mesmo local ou para receberem os amigos.

Bem coloridos, possuem muito espaço para armazenamento dos pertencentes, painel estilo peg board e mesa com regulagem ajustável ao crescimento.

Este apartamento possui planta privilegiada, por isso, um dos ambientes foi transformado numa brinquedoteca. Aqui ficam concentrados todos os brinquedos, é um ambiente onde as crianças exercitam a criatividade de diferentes formas, e claro, o local para assistirem a filmes e desenhos.

 

Decoração geométrica

 

Sem dúvida, o que mais chama a atenção nesse lindo quarto de bebê é o papel de parede em formas geométricas, desenho da arquiteta que assina o projeto, Juliana Muchon, em collab com a Coelho na Lua.

 O produto ditou a paleta de cores do ambiente, cuidadosamente pensado para receber o bebê, Lucas, seu próprio filho.

Para o projeto ela reaproveitou a poltrona e a cômoda (que ganhou nova cor) do primeiro quarto da filha, e destacou o cantinho da amamentação com varal de luz, que além do charme, criou iluminação aconchegante. Quadros personalizados completam a decoração.

Percebam que o quartinho conta com dois modelos de papel de parede além do colorido em meia altura – tudo em perfeita sintonia.

 

Com memórias da família

 

Com muita criatividade, a arquiteta Luiza Andrade, à frente do Entre Estudio, criou esse lindo e aconchegante quarto de bebê. Nele, o berço e a luminária de piso são peças da família. O toque lúdico está no papel de parede, feito exclusivamente para o projeto e que preenche meia parede. Detalhe para o teto que recebeu cor mostarda, um tom quente e capaz de criar uma atmosfera mais aconchegante.

Referências do inverno nórdico se encontram aqui: muita madeira, monocromia de cores, uma cabeça de alce (lembrança trazida de viagem pelos clientes) e objetos decorativos pontuais como a flâmula de tricô e quadros. O floreiro de metal recebeu nova função e passará a guardar os brinquedos da criança. A vespinha azul claro, também de madeira, é decorativa e servirá de brinquedo no futuro.

Este projeto contou com a colaboração da arquiteta Lais Labate.

 

Para crianças mais crescidinhas

 

Sempre fotografo projetos para a arquiteta Duda Senna, e para esse compilado, escolhi dois quartos, de um mesmo projeto, assinados por ela.

No primeiro deles, o azul foi escolhido para criar a atmosfera lúdica. A cor, aliás, harmoniza com o tom de madeira natural do piso e dos acabamentos dos armários e prateleiras. Há ainda um lugar destinado aos estudos, com bancada e muitos compartimentos para organização. Detalhe para a decoração das paredes, com roda-tetos em madeira que delimitam a altura do papel de parede.

Já no segundo quarto, a marcenaria em sua cor natural destaca-se no ambiente. Foi mantido o mesmo tom de azul e incorporado alguns acabamentos na cor verde. Aqui, o charme concentra-se na parede de peg board, onde as prateleiras se ajustam à necessidade, ou mesmo, criatividade, da criança.

Na parede oposta, as prateleiras decorativas receberam a mesma tinta azul, tornando-se camufladas no ambiente. O painel ripado na cor verde cria uma textura e setoriza a área da cama.

Agora me diga você: qual destes ambientes foi o seu favorito? Deixe sua opinião nos comentários!

Lembrando que também estou no Instagram, @giselerampazzo, me acompanhe por lá também! Até a próxima semana!