No final de 2018 tive a oportunidade de visitar uma casa incrível! Junto com o Histórias de Casa, fotografei o atual apartamento da publicitária Marina Jaeger (a íntegra das pautas estão aqui, aqui e aqui – lembrando que esse último link é um compilado das 4 melhores soluções que o site faz para seus leitores, reunindo as boas ideias daquele apartamento).

Marina, que já teve o seu primeiro apartamento anteriormente publicado no Histórias, está de casa nova e, dessa vez, um espaço completamente diferente do anterior. Assinado pelo arquiteto Felipe Hess, o projeto tem ares minimalistas, repleto de elementos naturais, cores claras, ambientes integrados e decoração moderna. A proposta aqui foi de valorização dos gostos da moradora, com destaque para os objetos trazidos de viagens, garimpados em feirinhas e peças significativas que à acompanham desde o outro endereço e que, sem dúvida, formam uma coleção.

Separei as imagens dessa sessão de fotos por ambientes para que vejam, com o merecido destaque, a beleza dessa casa! Vamos à elas?

 

Sala ampla 

A sala é, sem dúvida, a jóia desse projeto. Localizada entre duas varandas (do lado esquerdo uma varanda com churrasqueira e do outro, originalmente uma varanda maior que foi fechada e transformada numa sala de jantar – fotos no próximo tópico) ela tem um espaço de circulação bastante grande e com farta iluminação natural. Essa integração veio à atender aos interesses da proprietária: uma área social espaçosa com potencial para receber os amigos.

A estante de madeira – “pensada como uma grande vitrine”, na narrativa do Histórias de Casa – é um elemento importante desse ambiente. Ocupando integralmente a parede em frente à porta de entrada do apartamento, ela conta com nichos de tamanhos diversos para a exposição do acervo de peças da moradora. A grande vantagem dessa estante toda aberta é a possibilidade de realocação dos objetos conforme o interesse – ideia essa bastante aproveitável, pois evita que se canse de olhar para a decoração sempre no mesmo lugar.

Varanda dos dois lados

Como dito no tópico acima, o apartamento possui duas varandas. A varanda da foto abaixo está do lado esquerdo (de quem entra no apartamento), com uma churrasqueira e algumas plantinhas:

E a outra, bem próxima à cozinha, que foi fechada com vidros e transformada numa sala de jantar:

Por sugestão do arquiteto, foi construído um banco de concreto suspenso que acompanha toda a extensão da janela. O móvel foi mantido em sua cor natural, compondo com toda a paleta de cores do apartamento e permite, aos que se sentam nele, apreciar a vista  – percebam que mesmo não sendo um andar tão alto, há bastante árvores no entorno.

Cozinha aberta e prática

Boas ideias não faltaram aqui – a cozinha também foi integrada à sala de estar e de jantar, e mais, para que se tenha privacidade quando necessário, o ambiente ganhou portas de serralheria e vidro. Em seu depoimento ao site Histórias de Casa, Marina conta que a cozinha original teve seu tamanho reduzido, mas que essa integração acabou por deixar tudo muito prático e bem aproveitado.

A bancada de mármore recebeu um frontão mais alto que o usual e no topo, uma prateleira para organização de objetos, vasos e temperos. A decoração particular (adorei a cabeça de galinha!) e a escolha da cor azul para os armários conferem jovialidade à cozinha.

 

Um home office surpresa

Outra iniciativa do arquiteto foi a integração do home office com a sala através de uma janela em um dos vãos da estante. A possibilidade de se enxergar do outro lado da parede permite a integração social ou uma breve pausa enquanto se trabalha na bancada.

E, a tempo da nossa sessão de fotos, foi instalado um papel de parede que simula texturas desgastadas pela ação do tempo nos grandes centros urbanos. O produto é exclusivo do Branco Papel de Parede com as artistas Adriana e Carlota. Eu adoro papel de parede e a forma de como eles podem transformar completamente um ambiente sem grandes investimentos. Clique no link para conhecer o site do fornecedor e conferir como o portifólio dele é maravilhoso!

Quarto amadeirado

Último ambiente desse post, mas tão bonito quanto os demais, o quarto da Marina é repleto de madeira: no criado mudo – encomenda especial ao seu pai, o designer Fernando Jaeger, na cabeceira que se estende de ponta a ponta na parede, no piso, na penteadeira e no móvel aparador. O material escolhido traz, sem dúvida, sensação de aconchego e torna o ambiente ainda mais acolhedor.

A escolha de uma base minimalista, a utilização de móveis de família e a valorização do objetos afetivos trouxeram a harmonia e o acolhimento de que Marina tanto desejava, sem dúvida um projeto que merece ser guardado na pastinha de inspirações! E você, já teve que reformar um ambiente para adequá-lo ao seu estilo? Conte-nos abaixo!

Aproveite para seguir meu instagram @giselerampazzo, diariamente publico imagens da minha rotina de fotógrafa de interiores, produção com marcas e retratos lifestyle.