Após adquirir um novo apartamento, os antigos clientes da designer de interiores Rúbia Vieira não tiveram dúvidas: a contrataram novamente para desenvolver o projeto do novo lar. Estavam saindo de um ambiente de 110m² para um maior, de 242m². Já conhecendo o gosto da família, a profissional teve carta branca para deixar a nova morada aconchegante, moderna e cheia de personalidade.
O imóvel foi todo reformado e passou por algumas mudanças na planta. “Aumentamos o lavabo, visto que ele era muito pequeno, e o closet do quarto de casal, diminuindo o tamanho do escritório. Além disso, o piso da varanda foi nivelado e criamos um buffet embutido na sala de jantar”, revela a designer.
CORES E TEXTURAS
O uso das cores nesse projeto reflete uma das características da família, a alegria. Levada de forma pontual para cada ambiente, os diferentes tons também destacam a personalidade e o gosto de cada morador.
Na cozinha, por exemplo, o laranja prevalece. A tonalidade foi escolhida para combinar com um acessório que a família trouxe do antigo apartamento: a geladeira – uma edição limitada da Consul. Usada de maneira bem elegante, a cor foi incorporada à porta, às cadeiras Charles Eames, aos azulejos, armários e alguns objetos. Para não ficar pesado, a junção de elementos neutros, como o piso em porcelanato cimentício, mesclado aos móveis em madeira e laca branca, deixaram o ambiente clean.




A sala de estar, por sua vez, ganhou a cor verde. A tonalidade foi usada mesclando elementos neutros, como o piso e os móveis, e confere ar de tranquilidade ao espaço.



Na área social, o painel de madeira de demolição e o móvel inferior já existiam e foram mantidos.



Para deixar o ambiente ainda mais harmonioso, foi criada uma abertura de porta pivotante, também revestida com madeira de demolição.



SALA DE JANTAR
Integrada ao living, a sala de jantar foi desenvolvida a partir da concepção de um buffet de marcenaria. Com cores neutras e suaves, o espaço recebeu espelho, o que aumentou visivelmente o ambiente. Detalhe para a decoração pontual e minimalista, que harmoniza com a mobília.



QUARTOS E BANHEIROS
Na planta original havia quatro suítes. Uma delas foi ligeiramente diminuída para fins de melhorar o closet do casal (que fica atrás desse ambiente) e transformada no escritório. Vez ou outra o casal tem a opção de trabalhar em casa, daí uma bancada para acomodar duas estações.


O banheiro do escritório foi o único ambiente não reformado, por isso, não o mostramos aqui.
No quarto do casal, o desejo também era por mais cores – algo exatamente oposto ao que já existia quando da compra do imóvel, um quarto todo bege. Com muita personalidade e sofisticação, o desejo foi atendido.
A nova paleta de cores escolhida foi o verde e o roxo. A base neutra, vista no papel de parede, no piso laminado e nos móveis, garantiu a delicadeza e leveza ao ambiente, e foi escolhida também para a poltrona, cortinas, roupa de cama e marcenaria.



Detalhe para a porta de correr preta, uma verdadeira obra de arte, que garante a personalidade do ambiente.





No banheiro do casal, tanto no piso quanto na parede, foi usado porcelanato com textura amadeirada, que em conjunto ao mármore da bancada garantem charme e elegância ao espaço.





Os outros dois quartos são das filhas, uma de oito e outra de dezoito anos. Ambas escolheram as cores que queriam para seus espaços. A mais nova queria um ambiente rosa.
Utilizando diferentes tonalidades, a cor foi incorporada numa bela pintura em forma geométrica, que traz a neutralidade do cinza, para não deixar o ambiente muito infantil. A poltrona rosa e alguns outros acessórios também levam a cor, que a pequena tanto adora.




No banheiro desse quarto a designer fez uso dos revestimentos na cor desejada e deixou o ambiente delicado, para atender aos desejos da dona do espaço.



Já a mais velha fez um pedido peculiar: um quarto verde água e preto. Para atender ao desejo, o verde água foi aplicado numa tonalidade bem pura. Já o preto, foi usado no papel de parede, com fundo branco, numa padronagem que não pesasse tanto no ambiente. O quadro sugerido, além de seguir a paleta de cores desejada, trouxe feminilidade ao ambiente e tornou-se elemento de destaque na parede.



O uso dos tijolinhos em zigue-zague no banheiro levou à descontração necessária ao projeto.


LAVABO NÃO CONVENCIONAL
Para a nova residência, Rúbia projetou um lavabo diferente, queria fugir dos projetos convencionais. Para isso, utilizou porcelanato que reproduz a madeira e levou o verde, em forma de plantas permanentes. Para não usar a cuba esculpida, a opção foi usar torre de louça com torneira de chão, o resultado ficou surpreendente.


Hoje mostrei esse projeto cheio de personalidade feito para uma família que não dispensa o uso da cor. Para conhecer mais sobre o trabalho da designer de interiores Rúbia Vieira visite o instagram dela clicando aqui.
Semanalmente são publicadas novas histórias sobre projetos incríveis como esse! E se você gostou ou tem alguma dúvida, deixe seu depoimento nos comentários. Aproveite e acompanhe a minha rotina no perfil @giselerampazzo.
Vejo você no próximo post!