Lembram quando as cozinhas eram aquele ambiente separado, com porta sempre fechada e que quase não recebia atenção quando o quesito era arquitetura de interiores?
Isso foi mudando com o passar do tempo. Hoje elas ganharam destaque e nos projetos atuais quase sempre são integradas a área social, propiciando ainda mais o contato entre os moradores.
Já fotografei inúmeros projetos residenciais e vejo muitas cozinhas lindas, com soluções incríveis, tanto para grandes ou pequenas metragens.
Nesse especial, trago uma seleção de cinco projetos, para inspirar diferentes gostos e estilos.
Ambiente alegre e vibrante
Responsável pela transformação desse apartamento de apenas 48m², a arquiteta Lucilla Mesquita trabalhou muito bem o layout e as cores, e para a cozinha elegeu o amarelo que se destaca e cria essa atmosfera alegre e vibrante, reforçada pela ótima incidência de iluminação natural do prédio.
Para não sobrecarregar visualmente, o frontão da pia recebeu azulejos estilo subway tile, na cor branca, com brilho, que cria movimento.
A mesa central recebe também o balcão com cooktop, que ainda faz a delimitação do espaço, de um lado a cozinha, do outro, o living.
Total Black
Que tal uma cozinha preta? Esse foi um dos pedidos dos clientes da arquiteta Lilian Darakjian, do Arquitetário para o projeto. Apesar do tom, ela não ficou sobrecarregada visualmente, já que as paredes receberam porcelanato marmorizado claro e o chão, cinza.
Para resolver o quesito espaço, uma das soluções foi criar uma península, que mantém a boa circulação de quem estiver preparando as refeições.
A iluminação natural também foi pensada. As portas e janelas fazem divisão com área de serviço e, para que não fique totalmente a mostra, os vidros são canelados.
Pintura setorizada e contrastes
Já na entrada desse apartamento, a pintura setorizada em vermelho chama a atenção, sobretudo pelo contraste com a paleta neutra da cozinha, que dá personalidade à morada.
A responsável pelo projeto foi a Natália Salla, que mesmo com a pequena metragem, conseguiu deixar o local bem equipado e aconchegante.
Aqui, outro item que merece destaque é o encontro dos diferentes pisos, uma das marcas dos projetos da arquiteta.
Marcenaria com toque provençal
As cozinhas azuis estão em alta! Nessa, assinada pela arquiteta Dani Espirito Santo, a cor está presente em parte da marcenaria e no estofado das cadeiras, harmonizando muito bem com o tom natural da madeira presente no revestimento da parede oposta à bancada da pia, nos nichos sobre os armários, na prateleira decorativa, no tampo da mesa e no porcelanato escolhido para o piso.
Detalhes na cor preta como os puxadores dos armários, a estrutura das cadeiras e acabamentos da pia (torneira e registros) trazem contraste para este conceito. Na parede da bancada, o revestimento subway tile, preencheu toda sua extensão.
Mix de cores e elementos
A arquiteta Juliana Marcato teve a missão de criar um projeto personalizado para esse estúdio de apenas 35m². Assim, para delimitar os ambientes, o bom uso das cores e elementos foram a aposta.
Já na entrada, o piso em ladrilho hidráulico se destaca. Ele se conecta com o porcelanato amadeirado, criando a delimitação da cozinha, que, apesar de pequena, é bem equipada, com direito a lixeira embutida e calha úmida.
O preto foi a cor escolhida para parte inferior da marcenaria, eletros e o frontão da pia; na parte superior, a madeira em tom natural se contrapõe e suaviza a paleta.
Um dos destaques é a geladeira vermelha, da Gorenje, que faz às vezes de objeto de décor.
O que achou da seleção?
No meu Instagram @giselerampazzo você pode conferir outros projetos de cozinhas que certamente vão inspirar a sua decoração.
E por aqui, semanalmente trago histórias e seleções de projetos incríveis. Não deixe de acompanhar!