Esse é o primeiro post com fotos de família desse ano de 2017 e junto com ele, além da minha alegria pelo resultado em si, gostaria de deixar o registro do quanto ele foi significativo.
No segundo semestre do ano passado refleti muito sobre a identidade das minhas fotos de família, desejava que elas tivessem características próprias, algo que as definissem. Investi em novos cursos, conheci novos fotógrafos e depois desse processo de imersão e autoanálise conclui que as fotos bem branquinhas, com uma luz “limpa”, imagens com baixos ou quase nenhum contrastes são as que mais me chamam a atenção e que mais me cativam. Consciente disso assumi como objetivo esse resultado para os meus trabalho com família e bebês.
Janeiro chegou e com ele alguns belos ensaios que vou postar a medida que forem sendo editados. O primeiro deles é dessa boneca recém nascida, que apresento nas imagens abaixo, a Giovana.
Acompanho a família dela há uns dois anos, quando a sua irmã Isabela nasceu e também fizemos com ela o mesmo tipo de ensaio. Posso dizer que vi a família crescer! Aliás aqui e aqui tem fotos da Isa quando pequenininha também.
Agora com a família mais completa, houve o envolvimento de todos, em especial da irmã mais velha que contribuiu bastante para cenas super espontâneas e cheias de carinho entre si e a irmã mais nova (confiram a sequência de imagens que coloquei abaixo, vontade de ampliar e colocar na minha casa, haha!).
Fui recebida na casa da deles e mesmo com um dia pouco convidativo do lado de fora (muitas nuvens, um dia bem fechado para fotos), consegui extrair o melhor do ensaio para atingir o melhor resultado técnico, mas reconheço também que não somente de técnica se faz uma fotografia e, revendo todo o material, acho que foi uma união de tudo: uma família bem bonita e unida no melhor lugar do mundo: a sua própria casa!
Vamos conferir?
A sessão fotográfica foi realizada na residência da família onde pudemos aproveitar os ambientes, a iluminação natural e o acervo pessoal deles! Esse ensaio faz parte do meu projeto #casadefamilia, um registro documental fotográfico dos ambientes e a da vida de todos dentro do lar como construção da memória afetiva familiar.