Contratada para reformar esse estúdio de apenas 28m², localizado no bairro dos Jardins, em São Paulo, a arquiteta Raquel Sales teve total aval dos clientes para criar um projeto com uso de cores. Como será destinado para aluguéis de temporada (airbnb), o apartamento precisava ter um layout que atendesse a diferentes públicos, assim, todos os ambientes foram minuciosamente pensados para que abrigasse com conforto até 04 pessoas, sendo elas amigos ou uma família com crianças.
Um dos diferenciais certamente são as cores escolhidas. De acordo com a arquiteta, elas chamam muita atenção, já que fogem do padrão de outros estúdios para locação, que costumam ter base cinza e tonalidades de madeira. Nesse, Raquel utilizou o verde, presente já na parede da porta da entrada, o azul, na marcenaria da cozinha, e o vermelho, na porta do banheiro. Apesar da combinação não convencional, o projeto ficou visualmente elegante, nada sobrecarregado, já que também possui bases neutras, como o piso e pintura branca em todas as demais paredes.
Como os proprietários desejavam amplitude e, até para melhorar a circulação interna, a parede que dividia o quarto e a sala foi removida. A delimitação desses ambientes agora é feita com o móvel central que serve de estante, com direito a tv giratória, e como mesa para refeições.
Para aqueles que precisam trabalhar, uma mesa de office foi incluída no quarto, local que possui muito espaço para armazenamento e organização como a cama baú, os armários e prateleiras.
A segurança das crianças que porventura vierem a se hospedar no imóvel também foi pensada; assim, mobiliários mais robustos e como menor chance de movimentação foram eleitos para este projeto, como, por exemplo, a mesinha lateral com base ferro.
Ainda na sala, o sofá é no estilo sofá-cama, o que contribui para mais conforto dos hóspedes.
Outro diferencial do estúdio foi a não integração da varanda – como frequentemente vemos em demais projetos de arquitetura. Como ele fica próximo a uma avenida muito movimentada, a arquiteta optou por manter a porta da varanda e tornou este local confortável para que os hóspedes observem o cenário ao redor.
Banheiro
O banheiro teve sua planta original mantida: dentro do ambiente encontram-se o vaso e o box com espaço ideal para um bom banho; e do lado de fora, o lavatório que atenderá a todos que precisem lavar as mãos, hóspedes ou não.
E você, se hospedaria neste airbnb? Me conte suas impressões nos comentários abaixo.
Por aqui trago semanalmente histórias de projetos que fotografo. Você também pode me acompanhar no Instagram @giselerampazzo, lá posto o dia a dia do meu trabalho e outros projetos tão coloridos quanto este!
Até a próxima semana!