Com 130m², esse apartamento localizado em Pinheiros, São Paulo, foi transformado em um ambiente acolhedor e cheio de personalidade. O projeto de interiores é assinado pela arquiteta Lilian Darakjian, à frente do Arquitetário, e incorporou todas as necessidades dos moradores, como a integração da cozinha com a sala, a criação de um office e o uso de uma paleta de cores mais leve.
Aliás, sobre a escolha das cores, foi a partir do uso de ladrilhos hidráulicos como revestimento dos banheiros que a arquiteta fez as escolhas para este apartamento.
Área social
Bem iluminada, a área social foi integrada: sala de TV, sala de jantar e cozinha se complementam num universo de texturas como o tijolinho aparente pintado de branco, a madeira no piso e mobiliário solto, o couro das cadeiras e o cimento na estante criada embaixo da janela. Além das suas próprias funções, cada um desses elementos também serve ao conforto e à decoração do ambiente.
Um elemento coringa na decoração das salas é o buffet aparador. Utilizado tanto como móvel de apoio para objetos de decoração, como para organização dos pertences dos moradores já que suas portas e gavetas oferecem espaço extra.
Criada a partir do prolongamento do guarda corpo da janela, a estante em concreto foi desenvolvida exclusivamente para este projeto com objetivo de acomodar livros, objetos de viagem, memórias de família e contribuir para a decoração da sala de estar.
Pontualmente selecionadas, as cores deste projeto estão no sofá azul, no grande quadro verde apoiado no chão e, claro, nos livros e objetos de decoração.
Na cozinha uma grande janela garante farta iluminação natural. A área da bancada foi delimitada pelo uso do revestimento metro tile, marcenaria branca com puxadores pretos e alguns detalhes em madeira, como as prateleiras e bancada inserida no armário do lado oposto, tudo em referência às cozinhas de estilo country home.
Uma pequena bancada para dois lugares atende a necessidade de refeições rápidas e setoriza a cozinha.
Área íntima
Suíte do casal
A suíte master segue o mesmo conceito do projeto: cores claras na sua base e união de texturas.
A parede foi colorida num tom de rosa aplicado em cerca de dois terços de sua área, contribuindo para o conforto que este ambiente pede. Um tapete com estampa geométrica, uma cadeira colorida e almofadas trouxeram ainda mais personalidade. Percebam que não há marcenaria planejada aqui, todo o mobiliário é solto e foi mantido.
Banheiro do casal
No banheiro do casal o ladrilho hidráulico azul escolhido foi o responsável por guiar a arquiteta na criação de todo o conceito do projeto. Aqui, dois modelos diferentes foram utilizados – um para a área do box e outro para o piso. Luzes indiretas utilizadas atrás do espelho modernizam e criam uma atmosfera aconchegante.
Quarto infantil
No quarto do filho o papel de parede de granilite é o protagonista: ele reveste o teto e traz ares lúdicos para o ambiente. Aqui, mais uma vez, o recurso da pintura em meia parede foi utilizado e contribuiu para formar o cenário de diversão.
Banheiro do filho
No banheiro do filho o ladrilho hidráulico foi utilizado apenas no fundo do nicho. Piso e parede do box foram revestidos com porcelanato em tom cimentício garantindo a unidade visual. A prateleira de madeira fixada abaixo do espelho redondo torna-se um local para apoiar pequenos objetos decorativos e itens de uso diário, já que não há espelheira aqui.
Office
Na planta original do apartamento havia um dormitório de serviço que não seria utilizado para esse fim. Como os clientes precisavam de uma área para trabalho remoto o local foi transformado num confortável escritório, revestido com tijolinhos aparente e armários planejados, bem distribuídos para acomodar todos os pertences.
Gostaram desse tour pelo apartamento? Qual dessas ideias você reproduziria na sua casa? Conte para mim nos comentários!
Por aqui, semanalmente são publicadas novas histórias sobre projetos incríveis como esse, e no meu Instagram @giselerampazzo compartilho esse e outros ensaios tão inspiradores quanto, me siga por lá também!