O apartamento dessa semana, publicado pelo Histórias de Casa, conta um pouquinho sobre um casal jovem, que tem verdadeira paixão por livros, fortes laços com a culinária e que transformaram a planta original desse imóvel de 85m2 num ambiente totalmente integrado, cheio de iluminação natural e bastante acolhedor. A narrativa da moradora explica que o imóvel era exatamente o oposto quando o conheceram, mas ela teve um olhar clínico para as possíveis mudanças e eles toparam o desafio.
O resultado disso, após apenas 4 meses de obras, foi bastante positivo e o apartamento parece hoje ter o dobro do seu tamanho real.
Mas além dessa feliz conquista, Ursula Troncoso soube combinar os diversos acabamentos, tais como madeira, concreto, ladrilho hidraúlico, de forma harmônica e bastante interessante. Ela dividiu sua expertise com os leitores do Histórias de Casa e nós, a trouxemos para cá também! Veja o conteúdo após as imagens.
Dicas de como combinar diferentes materiais
* Para delimitar funções: Quem disse que a única maneira de separar ambientes é usando paredes ou divisórias? Ursula demarcou as diversas funções de seu apê integrado usando o piso como ponto de partida – os diferentes revestimentos definem as características de cada espaço. “Deve-se tomar cuidado para que não fique carregado. No meu caso, optei pelo piso de madeira nos ambientes de descanso e permanência (quarto, sala e escritório); pelo ladrilho hidráulico estampado na entrada e na sala de jantar; e pela pastilha preta nas áreas molhadas (cozinha e banheiros)”, ela conta.
* Assumindo detalhes originais: Outro acabamento que entra na lista dos materiais usados pela arquiteta é o concreto, exposto nas vigas descascadas após a obra. “Minha opção foi deixar a estrutura aparente e assumir essa estética. Temos que assumir as verdades do espaço, da história e dos materiais. Dessa maneira o resultado será sempre original”.
* Cores que se complementam: A maioria dos acabamentos tem tons neutros, (como a madeira, o concreto e as pastilhas) o que faz com que o ladrilho hidráulico colorido chame ainda mais atenção. Para ‘amarrar’ todos os materiais e cores, Ursula pintou um trecho da cozinha com uma tinta avermelhada muito semelhante ao tom usado no piso – dessa forma o conjunto fica ainda mais harmônico.
Para quem está enfrentando reformas ou vai passar por isso em breve, essas são mesmo ótimas observações! E acompanhe também o Histórias de Casa nas redes sociais! Toda semana muitos espaços lindos são compartilhados por lá!