Alguns apartamentos que visito junto com o Histórias de Casa são uma feliz supresa da vida. Para o Decore dessa semana, foi ao ar, uma casinha de alma leve, muito feminina e cheinha de detalhes que parecem terem sido tirados do Pinterest, rs. Venha conhecer, se inspirar e saber das boas dicas compartilhadas pelo Apto41!
Sua proprietária, Renata Costa, é arquiteta e com olhar muito delicado soube transformar o apartamento onde antes vivia com o irmão, na sua própria casa, num espaço que reflete exatamente como ela é.
A grande aposta da moradora foi investir em móveis e objetos que tenham personalidade, já que a reforma (entenda-se o quebra-quebra) não era uma opção viável naquele momento. Suas ideias simples abraçam soluções acessíveis, como no uso de diversas luminárias (ao invés de uma reforma do teto para ampliar os pontos de luz) e muito projetos DYI (do it yourself – o bom e velho faça você mesmo!), como a parede de bolinhas douradas e a geladeira envelopada azul.
O uso de uma base neutra (branco, bege e cinza) e um mood board bem definido permitiu incluir objetos decorativos que tenham uma mesma linguagem, como mantas, almofadas, tapete, puff, quadros e outros. O espaço ficou muito aconchegante e estar ali nos faz querer ficam olhando tudo!
A matéria completa com a narrativa da moradora e a íntegra da pauta você pode ler aqui, mas antes, seguem abaixo as 4 dicas de decoração inspiradas no Apto41:
Cozinha aberta: Quando a arquiteta se mudou para o apê o espaço já estava sem paredes e trazia uma bancada alta como divisória, hoje usada de apoio para refeições rápidas. “Já visitei outros apartamentos iguais ao meu aqui no prédio que possuem a cozinha fechada e claro que a sensação é incrivelmente outra. A cozinha aberta continua sendo a melhor saída para driblar pequenos cômodos, além de ser vantajosa pela integração que possibilita”, Renata diz.
Elementos originais: A maioria das peças usadas na decoração foi cobiçada pela moradora durante muito tempo, como o macaquinho de madeira de Kay Bojesen, apoiado em uma moldura, ou a arte com olhinhos do designer sueco Olle Eksell, que ela ganhou de presente. Aos poucos Renata vai comprando os itens de sua ‘lista de desejos’ – coincidentemente ou não, muitos deles seguem o estilo escandinavo.
Banco como aparador: “Resolvi usar o banco branco com madeira pinus que fica na parede de bolinhas como aparador. Ali exponho alguns objetos e livros preferidos. Acredito que isso é uma forma original e criativa de dar um uso diferente a um objeto ou mobiliário”. Fica a dica para quem está precisando de uma estante ou apoio temporário.
Quadros apoiados: Antes de sair furando as paredes, Renata prefere apoiar os quadros e conviver um pouquinho com eles. Assim ela consegue testar todas as possibilidades de composição. “Tenho quadros que já andaram pela casa toda”, ela brinca.
Confira lá, você vai curtir demais!