O relacionamento familiar é algo que deve ser construído no dia a dia: os laços não estreitam sozinhos, a confiança entre os membros deve ser nutrida frequentemente e a amizade entre pais e filhos exige dedicação e esforços, principalmente quando chega a época da adolescência.
Mas, você já deve ter percebido que existem situações capazes de unir cada vez mais a família: novas conquistas, uma graduação ou dificuldade que foi vencida.
A fotografia também é uma maneira de cultivar o relacionamento familiar e no post de hoje vamos te apresentar 4 motivos que provam isso. Acompanhe:
Como a fotografia contribui para o relacionamento familiar
1. As lembranças aproximam as pessoas
Existe lembrança mais fiel do relacionamento familiar do que aquele almoço de domingo? E se depois da refeição a família se reunir para rever antigas fotografias de viagens, de natais passados, de quando os filhos ainda eram crianças? Revistar todos estes momentos é também uma forma de estreitar e fortalecer laços, de reviver momentos importantes, de trazer à tona novamente histórias extremamente felizes e compartilhá-las com as novas gerações.
2. Fortalecer os laços
Ao ver imagens de familiares que já partiram, automaticamente passamos a valorizar ainda mais as pessoas que estão ao nosso redor. De qualquer forma, somente por meio da fotografia temos a oportunidade de rever momentos, traços e detalhes de pessoas tão queridas e que já não estão mais fisicamente presentes, mas que fizeram parte do nosso relacionamento familiar.
3. Relembrar conquistas e momentos importantes
Existem, na vida, diversas conquistas que acabam exigindo registros fotográficos por conta de sua importância: o primeiro passeio de bicicleta dos filhos, a primeira comunhão, a formatura na escola e depois da universidade, o casamento e a chegada dos netos.
São etapas da vida muito importantes e que, quando são registradas e revisitadas por meio da fotografia, proporcionam um sentimento de gratidão, orgulho e cumplicidade entre todos os familiares, afinal, nenhuma destas conquistas aconteceu isoladamente, e foi fruto da união, apoio e do relacionamento familiar.
4. Os ensaios unem mais a família
E quando falamos em unir, podemos dizer que esta união acontece em diversos momentos. Registrar o relacionamento familiar requer que isto seja feito em um ambiente de descontração, diversão, espontaneidade e que reflita, especialmente, a proximidade da família. Este é o primeiro aspecto da união.
Depois, chega o momento de ver o resultado final deste ensaio: mais uma oportunidade para que todos se divirtam juntos, percebam o sentimento que os une e o fortalecimento desses laços por meio de um ensaio fotográfico.
Por fim, voltamos ao primeiro item desta lista. Cada vez que uma fotografia for revista, será um momento de valorizar a família e torná-la cada vez mais unida.
Vale lembrar que somente um profissional de fotografia com experiência nesses ensaios será capaz de deixar sua família relaxada e suficientemente à vontade para registrar os melhores momentos de união entre vocês. Por isso, fique de olho nos portfólios e pense bem na hora de fazer a sua escolha.