Devo reconhecer que um apê branquinho tem seu charme! O Histórias de Casa e eu visitamos o apartamento da Manuela Porto, arquiteta que junto às suas sócias Maria Basile e Gabriela Santana, comanda o Estúdio Deixa. O imóvel tem um planta muito particular, por isso, eliminar as paredes da varanda, cozinha, sala e quarto, permitir a maior entrada de luz possível, preenchê-lo com móveis claros e muitos objetos afetivos só contribuiu para torná-lo esse gostoso refúgio, numa cobertura no bairro de Pinheiros, em São Paulo.

O apartamento apresenta detalhes muito criativos, um deles é esse recorte na parede que divide a sala e o banheiro. Inicialmente a abertura foi idealizada para trazer mais luz ao cômodo interno, porém depois de pronto, a moradora percebeu que também poderia servir como suporte para uma luminária, e para brincar com diferentes efeitos e cores, instalou ali uma luz rosa tubular que, quando acesa, transforma completamente o apê e cria um clima de festa.

A varanda é outro ambiente de destaque e muito querido pela arquiteta. Totalmente integrado à sala, em dias de confraternização funciona como extensão desse ambiente e acomoda muito bem os amigos. Além das convidativas cadeiras, há também uma rede e uma bancada junto à cozinha, para facilitar a comunicação e a integração de todos.

Na cozinha, o armário de madeira clarinha torna o ambiente acolhedor. E como alternativa à portas, o Estúdio também projetou um armário metálico, feito em serralheria e sob medida para o espaço. Além de separarem a cozinha e a lavanderia, as duas faces da peça servem para guardar os itens de cada cômodo.

O quarto da arquiteta é também muito convidativo! Além de seguir a mesma identidade do apartamento, contém objetos de família – como esse espelho oval lindo! – e armários projetados pelo Estúdio.

De suspirar! Confira aqui e aqui a matéria completa, com fotos dos detalhes, do banheiro e uma entrevista bacaninha com a Manu – lá ela conta sobre as particularidades do apartamento e sobre suas inspirações! Está de derreter!