Em meados de junho o Histórias de Casa me levou para conhecer o apartamento da arquiteta Marina Portolano. O imóvel localizado no bairro de Higienópolis, em São Paulo, foi um laboratório para a moradora que há época iniciava seus estudos na área. Quando o adquiriu ele tinha características bem depreciativas, mas em contrapartida, as grandes janelas, pé direito alto, boa localização e ventilação foram as qualidades observadas por ela e a reforma foi o próximo passo. Com orçamento justo, a arquiteta o transformou por completo e o resultado foram ambientes integrados, uso de materiais naturais em contraste com o concreto e muitas paredes brancas. Tudo isso sem perder a leveza e a alma feminina que sua casa tem!

As matérias completas podem ser lidas aqui, aqui e aqui – lembrando que esse terceiro link te leva direto para as boas ideias reunidas nesse apartamento e que você também pode reproduzir na sua casa! Está imperdível!

 

Sala e Cozinha

 

Além de muito iluminada, a cozinha tem uma peça de destaque: o louceiro. Feito pelo pai da arquiteta, que tinha uma marcenaria, usando portas e janelas de demolição garimpadas por ele. A ideia inicial era que as portas abertas tivessem vidros, porém o tempo foi passando e o armário acabou por ficar assim, apenas com o recorte – super original!

 

Quarto

Posicionada abaixo de uma janela com perfumadas trepadeiras de jasmim, a cama fica de frente para o guarda-roupa, o que garante mais privacidade e otimiza o ambiente. A escadinha de madeira serve para pendurar cabides ou mantas e é uma herança de uma amiga da arquiteta.

 

Banheiros

 

Para trazer mais luz natural ao seu banheiro, a arquiteta substituiu as paredes do cômodo por blocos que vão quase do piso ao teto, então o ambiente vive iluminado. Essa solução só foi possível em um prédio porque a parede do banheiro não dá direto para a rua, e sim para a lavanderia.

Encantador não é mesmo?