Morar de aluguel é algo muito comum aqui na cidade de São Paulo e em muitos lugares do país – eu inclusive, por anos, morei em alguns apartamentos alugados, e acredito que para a maioria das pessoas, um dos desafios é atribuir personalidade aos espaços sem investir tanto dinheiro.

Há alguns meses, junto com o Histórias de Casa, visitamos um apartamento no Bairro de Santa Cecília que tem a cara dos seus moradores, o arquiteto Danilo Hideki e da fotógrafa Juliana Knobel.

Eles deram ótimas dicas, algumas delas no melhor estilo DIY, para quem quer arrumar a casa sem se apertar, vou repassá-las aqui, mas já deixo a ressalva de que o conteúdo completo da matéria está no site do Histórias de Casa, com mais fotos inclusive. Passe lá para ver também!

 

1. Estantes de Pinus e Mão Francesa

Sem dúvida um recurso bem econômico! Todos sabemos que armários e estantes planejadas envolvem bastante dinheiro, por isso, apostar em materiais e ideias mais fáceis viabilizam o orçamento, deixam os pertences à mostra e podem ser removidos e levados consigo em caso de mudança.

2. Móveis garimpados

Essa é a melhor forma de deixar a nossa casa com a nossa própria cara! Tias, avós e familiares costumam ter móveis ou outros objetos em desuso ou prestes ao descarte. Foi junto à essas pessoas que o casal buscou a herança e incorporou na decoração da sala – merecem destaque o telescópio, o capacete de Samurai, potes japoneses, câmera analógica, óculos antigo e caixinhas diversas.

3. Investir no Verde

Bem batido dizer que elas trazem vida aos ambientes, mas vocês conseguem imaginar uma casa sem plantas? Nem os moradores, tanto que hoje possuem até uma composteira.

4. Incorporar o diferente

Em muitos casos existe no apartamento algo que inviabilize a reforma ou que o proprietário não autoriza a mudança, a solução é assumir esse “problema” e incorporá-lo à decoração. Neste apartamento os moradores tiveram de se acostumar com um painel de madeira na parede oposta à da TV, para isso, apostaram em quadros e gravuras cheios de significados que tiraram o foco do painel.

5. Pintura de Azulejos

Um drama dos apartamentos antigos são os acabamentos – pisos e azulejos são indicadores fiéis de uma época. Em alguns casos caem bem, em outros tantos podem ser até obstáculos à locação. Neste apartamento a solução aprovada foi a pintura deles.

Mas as dicas não terminam aqui! Lá no Histórias de Casa ainda restam outras duas bem inteligentes, clique no amarelo para ler.

Até o próximo post!