Morar em São Paulo, num apartamento com varanda, é algo para poucos! Com o Histórias de Casa visitei o apartamento, de apenas 48m, do arquiteto Rogério Gurgel. Nesse imóvel alugado o arquiteto fez uso inteligente do espaço e do móveis, preencheu as paredes brancas com objetos de arte e completou o cenário com muitas plantas. O ambiente tem muita personalidade e sem dúvida é muito aconchegante. Confiram abaixo!

 

Varanda

 

Quarto

 

Sala

Ele dividiu conosco suas melhores ideias para aproveitar todo o potencial da sua casa:

* Deixar o centro da sala desimpedido: Em um apartamento pequeno como esse, não há necessidade de uma mesa de centro atrapalhando a circulação. Ao usar poucos móveis e deixá-los encostados nas paredes, o morador conseguiu manter o centro do cômodo livre, o que reforça a sensação de espaço fluido e não cria bloqueios entre o interior e o exterior.

* Refeições ao ar livre: Para liberar ainda mais espaço na sala, Rogério colocou a mesa de jantar no quintal. “Essa solução me fez estabelecer uma outra relação com as plantas e o entorno. A sensação é de que moro em uma casa”, ele diz.

* Cores no quarto para clarear: Os armários embutidos do quarto já estavam no apartamento quando Rogério o alugou e eles acabam deixando o ambiente mais escuro. Para contornar o problema o arquiteto usou uma manta colorida trazida do México e colocou a obra da artista Clara Canepa sobre a cama – a impressão é de que ali existe uma janela com vista para o mar.

O conteúdo integral da matéria está no site do Histórias de Casa, aproveite para assinar a newsletter deles também, toda semana um apartamento que vai roubar seu coração!